Vigilância Sanitária de Erechim fala aos alunos de Nutrição | | URI Câmpus de Erechim

Vigilância Sanitária de Erechim fala aos alunos de Nutrição

29/04/2023 - 320 exibições

Acadêmicos do Curso de Nutrição da URI (turmas 2021 e 2022), participaram de uma palestra com lideranças da Coordenadoria do Serviço de Vigilância Sanitária de Erechim. O encontro fez parte das disciplinas de Gastronomia Aplicada à Nutrição, ministrada pela professora Janine Martinazzo, e Higiene dos Alimentos e Segurança Alimentar em Serviços de Alimentação e Nutrição, ministrada pela professora Cilda Piccoli.

Estiveram presentes à palestra a Coordenadora do Serviço de Vigilância Sanitária, Veterinária Ana Paula Fagundes da Silva, o Fiscal Veterinário Felipe Sausen Velasques, e a Fiscal Engenheira de Alimentos, Karen Mikulski Pitti.

A Vigilância Sanitária tem um papel fundamental realizando um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

A vigilância de alimentos desenvolve ações de fiscalização e de educação sanitária. Utiliza-se como ferramentas as Boas Práticas de Fabricação (BPF), a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), a classificação e o grau do risco e o princípio da precaução.

O encontro foi considerado de suma importância para os acadêmicos entenderem o papel da Vigilância Sanitária na sociedade e na área de alimentos.