Curso de Medicina marca presença no Congresso Gaúcho em Pediatria | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina marca presença no Congresso Gaúcho em Pediatria

09/05/2023 - 225 exibições

Estudantes e professores do Curso de Medicina da URI participaram, de 04 a 06 de maio, em Gramado, da 15ª edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O Curso esteve representado pelos alunos Bruna Albiero de Cesaro, Isadora Cristina da Silva, Taciê Hartmann Tissiani e Eduardo Fabian Rigo, e pelos professores e pediatras, Luciana Korf Chinazzo e Alberto Pippi Schmidt.

O evento foi uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) que promoveu a discussão de temas atuais e de impacto no cuidado com a saúde das crianças e adolescentes, além da abordagem de tendências e desafios para o futuro.

Foram três dias de programação com palestras, talk shows, oficinas, conferências e apresentação de casos clínicos. Entre os assuntos abordados, destacam-se a atualização de guidelines (icterícia neonatal, alergia alimentar, choque e asma), saúde mental (autismo, depressão, suicídio), erro médico, segurança do paciente (prevenção de injúrias e violências), obesidade, gravidez na adolescência, emergência, prematuridade (seguimento e prematuro tardio), pneumonias (manejo e atualização), ferramentas de inovação (adoção e diagnóstico do câncer infantil), hesitação vacinal e atualização em vacinas, síndrome multissistêmica inflamatória pediátrica na Covid-19, aleitamento materno e suas atualizações, sendo que a organização da grade científica foi elaborada a partir de sugestões dos participantes do congresso.

Segundo a professora Luciana Chinazzo, “sabe-se que trabalhar com a saúde das crianças é pensar no futuro do país. Enquanto a sociedade está cada dia mais atarefada e apressada, os pequenos precisam crescer e se desenvolver adequadamente. Por isso, é necessário que os profissionais da saúde e pediatras estejam sempre atualizados sobre problemas clínicos e sociais que acometem essa população, e para isso há a necessidade de capacitação constante para melhor cuidar dos pacientes”.

Adiantou, ainda, que não é novidade que se o profissional de Medicina deseja assegurar o melhor atendimento possível aos seus pacientes deve estar sempre se qualificando. E uma das melhores formas de pôr em prática essa tarefa é a presença recorrente em eventos médicos, pois estes, habitualmente, concentram os conteúdos mais relevantes da área da saúde, como estudos recentes e descobertas científicas, trazendo atualizações em “primeira mão”.