Ciências Contábeis da URI implanta Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade | | URI Câmpus de Erechim

12/05/2023 - 289 exibições

Com a presença de acadêmicos e professores, entre eles, o Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, Marcelo Paulo Stracke, e o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo, o Curso de Ciências Contábeis da URI Erechim lançou na quarta-feira à noite, 10, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade (NEPCont).

Ele foi idealizado com a pretensão de promover a discussão entre docentes e acadêmicos de aspectos relevantes da área contábil, que além de impactar as empresas e a sociedade, influenciam no papel do profissional contábil. A partir de tais discussões, espera-se que o espaço também incentive a realização de novas pesquisas científicas, além de proporcionar a socialização de estudos já realizados pelos pesquisadores do grupo.

O Coordenador do Curso, professor Idionir Scalabrin, salienta que “a pesquisa é a fonte do desenvolvimento da ciência. É sabido que, sem ela, ficaríamos estagnados no tempo, sem estudos, sem desenvolvimento, sem progresso, às cegas dentro de uma possibilidade infinita de obter conhecimento”, pontuou o professor.

Já o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo, também professor do Curso, salientou que o Curso de Ciências Contábeis é um marco da instituição e essa iniciativa eleva o nível de formação dos alunos. Lembrou, ainda, que o curso está completando 38 anos e a professora Angélica Ferrari, Coordenadora do NEPCont, Doutoranda em Contabilidade, representa a nova geração do curso e acredita, portanto, que poderão surgir novos docentes e pesquisadores em contabilidade.

O Pró-Reitor Marcelo Paulo Stracke disse: “O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Contabilidade nasce de forma muito promissora. Podemos vislumbrar também o desenvolvimento de projetos de pesquisas com o apoio de órgãos de fomento, pois as pesquisas podem contribuir significativamente para o aprofundamento dos estudos que discutam aspectos que são relevantes para as discussões e reflexões sobre o ensino na área de negócios”.

O NEPCont foi construído com base em três linhas de abrangência da contabilidade: Financeira, Gerencial e Governamental. Cada linha possui subtemas específicos e de relevância para a formação do profissional contábil. A programação definida para o primeiro semestre deste ano abordará pautas acerca da gestão pública, controles gerenciais e qualidade da informação contábil.

O professor Edson Luis Kammler será responsável pelo tema da contabilidade governamental. “Nesta área podem ser realizados estudos relacionados à aplicação dos recursos públicos, ao planejamento governamental, à contabilidade patrimonial na área pública e à transparência”, disse o professor.

Outro tema do NEPCont será sobre os controles gerenciais pautados sobre o pilar da contabilidade gerencial, que será desenvolvido pelo professor Aldecir José Theodoro. “A contabilidade gerencial possibilita aos gestores de um negócio um melhor processo de tomada de decisão. Por meio de relatórios gerados pela análise de documentos contábeis, é possível criar uma base de dados robusta e segura, que reflete de forma simples os dados financeiros de uma empresa”, resumiu.

O Núcleo de Estudos também irá tratar nesse semestre da qualidade da informação contábil, centrada no eixo da contabilidade financeira. Esse tema será abordado pela professora Angélica Ferrari e incentivará a discussão sobre a importância de analisar o nível de qualidade das informações contábeis divulgadas pelas empresas aos seus diversos usuários.

Os encontros do Núcleo ocorrerão de forma quinzenal, englobando dois encontros por mês. As inscrições já estão abertas na aba de Eventos do site da URI Erechim (link possível de ser acessado via QrCode disponibilizado) e estas permanecerão abertas até a realização do último encontro do ano. Não há custo para inscrição.