Escola Básica

Escola prepara alunos para o período de provas | | URI Câmpus de Erechim

Escola prepara alunos para o período de provas

16/05/2023 - 419 exibições

Os dias que antecedem as provas geram momentos de tensão e preocupação entre os estudantes, especialmente na fase da adolescência. Pensando nisso, a Escola de Educação Básica da URI, dentro do programa “Itinerário Projeto de Vida”, vem preparando os alunos por meio de atividades pré-prova.

No encontro realizado na manhã de quarta-feira passada, 10, foi exposto o quão é necessário contribuir para o enfrentamento dos desafios emocionais gerados pela primeira semana de provas do Ensino Médio neste primeiro semestre. Afinal, todo aluno sente-se ansioso nesta nova fase e é um desafio para esses alunos, também por estarem na fase da adolescência, que é julgada como a mais crítica durante o período escolar.

A vivência foi planejada e organizada em rede por alunos, famílias e professores. O encontro teve a presença da Terapeuta Floral e Terapias Alternativas, Cristiane Ortigara, e do Treinador Comportamental e palestrante Matteo Soares Ortigara, juntamente com a professora de Química, Raquel Brusco Machado, e demais professores do itinerário.

Matteo resgatou questões próprias da idade dos alunos e dos desafios que traz consigo, enfatizando que o importante não é o que você será, mas sim, como será quando crescer. Ele fez os alunos refletirem sobre seus valores, sonhos e atitudes para um futuro próximo, além de passar algumas dicas para obterem sucesso nos momentos de provas. Entre elas, 8 horas de sono na noite anterior à prova; pausas na sua rotina de estudos; respiração paciente longe das telas; comer chocolate, que possui serotonina, para propiciar um estado de felicidade, além de ser calmante.

Cristiane falou, por outro lado, sobre a utilização de florais que proporcionam vários benefícios, entre eles, acalmar os alunos nesses dias específicos de prova.