Continua campanha de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso | | URI Câmpus de Erechim

Continua campanha de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso

16/05/2023 - 296 exibições

Pela importância do tema e para conscientizar ainda mais a população sobre o assunto, o Curso de Farmácia da URI decidiu continuar com a campanha de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. A iniciativa fez parte da I Semana do Uso Racional de Medicamentos, desenvolvida entre os dias 02 a 05 deste mês de maio.

A ação compreendeu duas etapas. A primeira foi realizada no dia 02/05/23, onde os alunos das turmas 2023 de Farmácia e Biomedicina trabalharam na confecção de coletores, com materiais recicláveis, para o depósito dos medicamentos coletados. Também realizaram a divulgação da campanha na Universidade, através da visita em setores, salas de professores e salas de aula.

A segunda etapa foi a montagem de um espaço, em frente a Farmácia Universitária, empregando os materiais preparados pelos alunos, onde os medicamentos foram coletados, ao longo da sexta-feira, 5, considerado nacionalmente como o Dia do Uso Racional de Medicamentos, onde várias ações são realizadas para conscientizar as pessoas quanto aos problemas gerados pelo uso ou descarte inadequado de medicamentos, bem como orientar o uso correto.

Os medicamentos depositados nos coletores foram classificados e separados. As caixas e bulas foram destinados ao coletor de resíduos comuns recicláveis e a embalagem primária, que contém o fármaco, foi armazenada como resíduo químico e entregue à empresa contratada para a destinação final adequada.

Segundo a coordenadora da Semana, Juliana Roman, “é importante salientar a importância do descarte correto para evitar contaminação do meio ambiente. Os medicamentos vencidos ou em desuso não podem ser descartados em vasos sanitários, pias ou no lixo doméstico, mas sim, em pontos de coleta apropriados, normalmente localizados em farmácias e postos de saúde”, ressaltou.

A Farmácia Universitária da URI possui ponto de coleta permanente justamente para que esses medicamentos sejam descartados de forma correta.