Encontro da Medicina da URI marca os 50 anos da cardiologia em Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Encontro da Medicina da URI marca os 50 anos da cardiologia em Erechim

23/05/2023 - 265 exibições

O Curso de Medicina da URI promoveu na segunda-feira, 22, às 14h, no Salão de Atos, uma Roda de Conversa para comemorar os 50 anos da cardiologia de Erechim. Participaram do encontro, que foi prestigiado por alunos do Curso, professores e convidados, os médicos cardiologistas locais Mauro Capoani, Milton Serpa e Célio Fahl.

A iniciativa, que teve a presença, ainda, das integrantes do Projeto Universidade sem Limites, bem como do Reitor da Universidade e professor do Curso, Arnaldo Nogaro, também fez parte dos 31 anos da URI, ocorrido na sexta-feira, 19.

Os três convidados contaram, por meio de exemplos e até de fatos pitorescos, como foi o desenvolvimento da cardiologia e sua contribuição na área da saúde regional. No início, segundo eles, não existia tecnologia que pudesse auxiliar no atendimento aos pacientes. Por isso, disse Mauro Capoani, “tínhamos que encontrar soluções dependendo apenas do nosso conhecimento, pois não existiam equipamentos adequados para esse fim”.

Por outro lado, segundo Milton Serpa, “houve um esforço muito grande, durante esse período, para adquirirmos tecnologia que vinha sendo empregada em outros centros de saúde do estado. Ao longo desse tempo, foram surgindo a UTI do Hospital de Caridade, a eco-bidimensional, a hemodinâmica (cateterismo), o marcapasso, entre outros recursos, que vieram para qualificar o atendimento aos pacientes”, informou.

Já Célio Fahl, que também é professor do Curso de Medicina da URI, revelou que um dos grandes desafios foi criar uma harmonia médica, por meio do compartilhamento de tarefas e conhecimento, dividindo angústias entre os profissionais. “Isso, com certeza, foi um fator que trouxe muitos benefícios à região, o que fica como legado da nossa tarefa, são lições de vida e de trabalho”, afirmou.

Além da Roda de Conversa, o Curso também promoveu, no saguão de entrada do Salão de Atos, a exposição “Do papiro de Smith à Medicina de precisão”. As duas iniciativas são produtos de um projeto de extensão que tem como temática principal a História da Saúde na Região Norte do Rio Grande do Sul. Duas estudantes do Curso de Medicina, Naiane Ronsoni Rigo e Natalia Demarco Kielek, são bolsistas do projeto, orientadas pelas Professoras Miriam Wilk Wisniewski e Elisabete Maria Zanin.

A exposição pode ser vista até sexta-feira, 26, no mesmo local e pode ser agendada junto ao Museu do Câmpus, pelo ramal 9110. No mesmo local, os visitantes poderão acessar, por meio de um QR-Code, outra exposição em um espaço virtual (metaverso) sobre a História dos hospitais desde a antiguidade até os dias atuais.