Alunos de Arquitetura e Urbanismo da URI realizam visita técnica e de estudos em Curitiba | | URI Câmpus de Erechim

23/05/2023 - 386 exibições

Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim realizaram, nos dias 29 e 30 de abril, uma visita técnica e de estudos em diversos pontos turísticos da cidade de Curitiba, capital do Paraná. A iniciativa é parte do currículo do curso e desenvolvida na disciplina de ‘‘Projeto Integrador VII – Visitas Técnicas de Estudos’’.

No primeiro dia da viagem, o roteiro possibilitou aos acadêmicos conhecerem a Universidade Livre do Meio Ambiente, a Torre Panorâmica, o Parque Municipal Barigui e o Museu Oscar Niemeyer. No dia seguinte, visitaram o Parque Municipal Tanguá, o Centro Histórico de Curitiba e as cidades históricas de Morretes e Antonina.

A viagem foi planejada pela Professora Vanessa Tibola da Rocha com o objetivo de oportunizar aos discentes aprendizados e experiências arquitetônicas e urbanísticas diferentes das vivenciadas no cotidiano dos acadêmicos, com o intuito de ampliar o olhar crítico por parte dos estudantes.

A professora ressalta que viajar para Curitiba com os alunos do Curso oportuniza a visualização, na prática, da implantação de um bom sistema de espaços públicos urbanos, da mobilidade urbana e do planejamento e da arquitetura. É evidente que existem, também, problemas em Curitiba, pois as cidades são o resultado das aglomerações urbanas e essa dualidade entre problemas e potencialidades faz parte deste contexto. No entanto, “Curitiba oportuniza boas experiências de aprendizados para os futuros profissionais arquitetos e urbanistas tratando-se da temática Planejamento Urbano e áreas verdes”, concluiu ela.