Curso de Direito promove júri simulado em São Valentim | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Direito promove júri simulado em São Valentim

29/05/2023 - 822 exibições

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de São Valentim puderam vivenciar um momento inédito em sua formação. Foi por meio de um júri simulado, promovido pelo Curso de Direito da URI Erechim, ocorrido na sexta-feira, 26.

A iniciativa contou com o apoio do coordenador do Curso de Direito, José Plínio Rigotti, e da OABRS - Subseção Erechim. A ação foi coordenada pelos professores Andrey Henrique Andreolla e Caroline Ceni, com o auxílio, ainda, dos acadêmicos Eduardo Auler, Nathalie Flores e Wilgner Albuquerque.

A dinâmica objetivou desenvolver habilidades nos estudantes de São Valentim em relação ao trabalho em equipe, oratória, argumentação, organização e desinibição, e consistiu no julgamento dos exploradores de caverna que, presos por vários dias e já com falta de comida, mataram um dos companheiros para se alimentarem de sua carne.

Houve a formação de grupos de acusação e de defesa, pelos alunos do terceiro ano, bem como a definição dos papéis de juízes, policiais e acusados, estes aguardando a tão esperada sentença ao final do julgamento. O resultado foi dado pelos alunos do primeiro e do segundo anos, que votaram ao final dos debates. A acusação ganhou a causa e conseguiu a condenação dos réus com uma apertada margem em relação à defesa.

A atividade faz parte de um projeto que visa levar a Universidade às escolas e contribuir, assim, com o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio.