A atuação da juventude frente a emergência climática | | URI Câmpus de Erechim

A atuação da juventude frente a emergência climática

01/06/2024 - 144 exibições

Com esta conferência, abre na quarta-feira, 5, às 8h30min, no Salão de Eventos da URI, o XX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, que acontece de forma paralela com a XXXI SAUMA e o IV Seminário Municipal de Meio Ambiente de Erechim. A palestra será ministrada por Felipe Augusto Santos, do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
O Fórum é um espaço de discussão pública, onde é possível analisar problemas e trocar ideias frente a um tema de interesse comum. É um evento destinado para jovens de 14 a 19 anos, com o objetivo de constituir um espaço de estudo e reflexão sobre temas socioambientais de importância local e global, buscando fazer parte de um processo pedagógico, que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades. Com isso, construir, de forma coletiva, a resolução de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos jovens e adolescentes.
    Outras temáticas relevantes também estarão em discussão durante o dia, por meio de palestras, minicursos e outras atividades previstas na programação, todas ligadas às mudanças climáticas. Entre elas, as cidades esponjas, dengue, rota migratória das aves, tempestade solar e as radiações para o planeta Terra, arborização urbana, estratégias de resiliência, bioplásticos, drenagem pluvial, alagamentos, biodiversidade, doenças ambientais, leptospirose, bacias hidrográficas, agroecologia e agrofloresta, serviços ecossistêmicos, entre outras.

O Fórum tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Erechim, Cavaletti Cadeiras Profissionais e UNIMED Erechim. Apoiam a iniciativa as seguintes organizações: Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU); ASCAR/EMATER Erechim; Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN); 2° Pelotão de Polícia Ambiental; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS); Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) Núcleo José Albano Volkmer; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Erechim (SINDUSCON); Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) Inspetoria de Erechim; Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE); Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF); e Sindicato Rural de Erechim.
    O Fórum é uma promoção da URI, Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho, COMPAM e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.