Medicina encerra defesas de TCC de sua segunda turma | | URI Câmpus de Erechim

Medicina encerra defesas de TCC de sua segunda turma

03/06/2024 - 130 exibições

O Curso de Medicina da URI finalizou, no dia 29 de maio, o programa de defesas de Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes da turma 2019. Perante banca examinadora, composta por professor orientador e professores/preceptores da URI, ou de outras instituições, os acadêmicos foram avaliados, segundo critérios que levam em conta desde a apresentação oral, até a composição escrita dos trabalhos.

A defesa do TCC, no âmbito da Medicina, é a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo do curso, tendo início no componente curricular Pesquisa Científica em Medicina, com a elaboração do projeto de pesquisa, passando, inclusive, por banca de qualificação. No componente curricular Pesquisa e Redação Científica em Medicina, os estudantes utilizam os resultados parciais das suas pesquisas para elaborarem resumo expandido e realizarem comunicação oral, o que os prepara para a defesa do TCC.

A defesa do TCC, por sua vez, engloba a apresentação de um artigo científico, que pode, após a avaliação, ser submetido a periódico nacional ou internacional, à escolha dos autores.

A primeira banca da turma 2019 realizou-se em 23 de março de 2023, no Anfiteatro da URI, em que a acadêmica Gabriela da Silva defendeu seu trabalho, intitulado “Avaliação do Perfil Farmacológico de Pacientes Submetidos à Diálise em Hospital da Região Norte do Rio Grande do Sul”. Até maio de 2024, foram realizadas 55 defesas.

Os estudantes encerram uma importante etapa da sua formação acadêmica, pessoal e profissional, demonstrando o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à prática de pesquisa científica e, sobretudo, aos impactos que estas têm junto à comunidade.