CuidArte: Enriquecendo Vidas por meio da Arte e do Afeto | | URI Câmpus de Erechim

CuidArte: Enriquecendo Vidas por meio da Arte e do Afeto

11/06/2024 - 85 exibições

O Projeto CuidArte originou-se pela união e por autonomia de estudantes de Medicina da URI, com o apoio da coordenação do Curso e da Universidade com o intuito de proporcionar, por meio da arte, momentos de felicidade e alívio às pessoas que enfrentam desafios de saúde.

Após a aprovação do projeto na instância institucional, um processo seletivo foi aberto para que estudantes dos demais cursos da área da saúde fossem parceiros voluntários no desenvolvimento das ações. E assim, estudantes dos Cursos de Fisioterapia e Psicologia foram integrados no projeto.

Os voluntários utilizam a arte como ferramenta terapêutica. Pintura, música, teatro e outras expressões artísticas são os principais meios usados para trazer sorrisos e elevar o espírito dos beneficiários.

Em uma ONG de Erechim, o Projeto CuidArte atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Por meio de oficinas de desenhos, música, pintura e pinturas faciais, os jovens têm a oportunidade de explorar sua criatividade, expressar seus sentimentos e, sobretudo, encontrar um espaço de acolhimento e apoio.

No CAOL (Centro de Apoio Oncológico Luciano), o impacto do projeto é igualmente significativo. Os pacientes, muitos dos quais enfrentam longos e difíceis tratamentos, encontram na arte um refúgio e uma fonte de força. A equipe do CuidArte organiza apresentações musicais, sessões de pintura e jogos que são recebidos com entusiasmo pelos pacientes e suas famílias.

O sucesso do Projeto CuidArte deve-se, em grande parte, ao compromisso e ao carinho dos voluntários que estão unidos em prol de uma causa maior, trazendo consigo não apenas habilidades artísticas, mas também uma vontade imensa de fazer o bem.

O Projeto CuidArte é uma prova viva de que pequenas ações podem ter um grande impacto. Ao levar alegria e esperança para aqueles que mais precisam, essa iniciativa reforça a importância da empatia e do amor ao próximo em nossa sociedade.