Oftalmologia: história e cuidado em exposição itinerante nas escolas de Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Oftalmologia: história e cuidado em exposição itinerante nas escolas de Erechim

11/06/2024 - 79 exibições

O grupo de pesquisa Patrimônio Histórico Material e Imaterial em Saúde (PAHMIS) da URI Erechim esteve envolvido, nesse semestre, na realização da Exposição Itinerante "Oftalmologia: a visão e seus fatos". A atividade envolveu estudos aprofundados em oftalmologia, além da pesquisa histórica sobre o tema.

A exposição percorreu duas escolas municipais de Erechim, em diferentes turmas, abordando, por meio de uma palestra com material eletrônico, físico e banners, a história da oftalmologia, anatomia/fisiologia da visão e as doenças oculares.

As estudantes de Medicina Natalia Demarco Kielek e Gabriela Dalla Costa foram as monitoras da exposição e as responsáveis pela palestra em cada uma das escolas. Para tornar possível a apresentação, o projeto foi devidamente encaminhado e aprovado pela Secretaria de Educação de Erechim. A atividade contou com a participação de mais de 150 estudantes que se envolveram ativamente das ações promovidas durante a execução do projeto.

O grupo ainda promoveu, no dia 20 de maio, no Salão de Atos da URI, um encontro com o Dr. Cláudio Silveira, um dos maiores pesquisadores mundiais na área da toxoplasmose, com o objetivo de levar mais informação sobre a temática à comunidade em geral. Também, no mesmo espaço, foram expostos materiais históricos da oftalmologia erechinense, como equipamentos e instrumentais do Dr. José Carlos Witecky, um dos precursores da especialidade no município. A estudante de Medicina, Naiane Ronsoni Rigo, foi a responsável pela monitoria dessa etapa do projeto.