SIPAT discute temáticas relevantes para uma melhor convivência no trabalho | | URI Câmpus de Erechim

SIPAT discute temáticas relevantes para uma melhor convivência no trabalho

17/06/2024 - 143 exibições

Encerrada na sexta-feira, 14, a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da URI, evento anual organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA+A) com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

A SIPAT deste ano foi um grande sucesso, contando com a participação ativa dos funcionários. As palestras, que abordaram temas diversos relacionados à saúde, segurança e bem-estar, foram muito bem recebidas pelo público.

Os temas das palestras foram escolhidos a partir das necessidades apresentadas pelos próprios funcionários, o que garantiu que os conteúdos fossem relevantes e de interesse para todos.

Na segunda-feira, 10, o Curso de Psicologia, por meio da Coordenadora Fernanda Grendene e alunos, abordaram a questão da sobrecarga de trabalho e das múltiplas tarefas na vida adulta, e como lidar com esses desafios.

Na terça-feira, 11, a professora Andréa Denise Ceni, da Escola Básica, fez uma contextualização sobre a diversidade da deficiência no Brasi", quando destacou a história da luta pela inclusão das pessoas com deficiência no país.

Na quarta-feira, 12, o assunto foi "Primeiros Socorros: Salvando Vidas em Casos de Engasgo e Parada Cardíaca", apresentado pela professora Neiva Prestes, do Curso de Enfermagem, que ensinou algumas técnicas de primeiros socorros para crianças e adultos.

Na quinta-feira, 13, a professora Andrea Mignoni, do Curso de Direito, abordou a importância da prevenção e do enfrentamento do assédio moral, sexual e importunação sexual.

Por fim, na sexta-feira, 14, os professores Jessie Carvalho Bruhn, coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, e Cassio Luciano Baratieri, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, falaram sobre  "Inteligência Artificial(IA)". A palestra apresentou as soluções que a Inteligência Artificial pode oferecer para tarefas e necessidades cotidianas.

Segundo o Presidente da CIPA, Gustavo Augusto Flach, “a SIPAT é um evento importante para a Universidade, pois ajuda a promover a cultura da prevenção de acidentes e a conscientizar os funcionários sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho”. Esclareceu, ainda, que “com o advento da Lei Nº 14.457/2022 e Portaria MTP nº 4.219, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes passou a ter uma nova atribuição, objetivando a inclusão de temas referentes à prevenção e ao combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no trabalho nas suas atividades e práticas, e isso vem se refletindo nas atividades, não apenas da SIPAT, como também em todas as atividades realizadas. Desta forma, a nova nomenclatura deverá ser considerada "Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa)".