Professores avaliam os efeitos do cigarro eletrônico no globo ocular | | URI Câmpus de Erechim

Professores avaliam os efeitos do cigarro eletrônico no globo ocular

21/06/2024 - 91 exibições

A professora e pesquisadora Fernanda Dal Maso Camera, docente do Curso de Fisioterapia da URI Erechim, coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Atenção integral à Saúde, vem desenvolvendo várias pesquisas avaliando os danos causados pelo cigarro eletrônico em diferentes tecidos e órgãos.

O estudo está sendo desenvolvido em colaboração com o médico oftalmologista Jeferson Skzypek e a médica patologista Daniela Augustin Silveira, ambos docentes do Curso de Medicina da URI, juntamente com a acadêmica Verônica Cardoso, do 50 semestre. A iniciativa tem como objetivo investigar os efeitos da exposição à fumaça do cigarro eletrônico na região ocular de ratos Wistar jovens, sobre os aspectos histológicos e bioquímicos.

Recentemente, os professores e a estudante realizaram o experimento no Biotério da Universidade que agora segue em processo de análise dos resultados.

Segundo a Professora Fernanda, “este estudo visa também aumentar a compreensão sobre as possíveis doenças oftalmológicas que podem surgir como resultado da exposição à fumaça do cigarro eletrônico, contribuindo para identificar e entender melhor as condições oculares associadas a esse hábito que tanto cresce entre os adolescentes e adultos no Brasil”.

O Dr. Jeferson destaca: “É com satisfação que contribuo com a presente pesquisa. Sabe-se dos efeitos deletérios do cigarro eletrônico frente ao organismo humano. Agora, poderemos ter uma percepção destes efeitos junto aos tecidos oculares”.

Para a Professora Miriam Wilk Wisniewski, coordenadora pedagógica do Curso de Medicina, “a inserção de estudantes em ensaios científicos oportunizam diferenciais formativos que favorecem o aprimoramento de competências na área da pesquisa clínica”.

Já a acadêmica Verônica disse estar muito feliz em participar de uma pesquisa tão significativa. “Sempre tive uma forte afinidade pela área científica. Encaro esse desafio com entusiasmo e determinação, consciente de que será uma oportunidade valiosa para expandir  os meus conhecimentos e habilidades durante minha jornada acadêmica. Sou muito grata pela chance que me foi concedida. Além disso, o apoio contínuo dos meus professores tem sido fundamental e é algo pelo qual eu sou imensamente grata. Estou comprometida em realizar um trabalho de qualidade e espero contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento nessa área”.