Estudantes de Nutrição promovem ações para uma melhor qualidade de vida | | URI Câmpus de Erechim

Estudantes de Nutrição promovem ações para uma melhor qualidade de vida

21/06/2024 - 105 exibições

Duas entidades de Erechim foram beneficiadas com ações promovidas por alunos do 5º semestre do Curso de Nutrição da URI: a Associação Beneficente Recriando a Vida (AIVIDA) a Universidade Sem Limites da URI. Os projetos foram desenvolvidos e aplicados com o objetivo de levar assuntos de nutrição ao público idoso. As atividades, realizadas entre os meses de março e abril deste ano, fizeram parte da disciplina de Projeto Integrador em Nutrição III – A, com a orientação da professora Janine Martinazzo.

Três projetos foram desenvolvidos nas duas entidades, contemplando três temáticas básicas a respeito de uma nutrição adequada:

1) Promoção do envelhecimento saudável: o papel da pirâmide alimentar na alimentação e no estado nutricional para idosos. Os alunos desenvolveram a atividade por meio de quiz (perguntas e respostas) sobre as escolhas alimentares saudáveis.

2) Promoção de hábitos alimentares saudáveis para idosos por meio dos 10 passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira. Aqui, os alunos buscaram conscientizar sobre hábitos alimentares saudáveis com perguntas e respostas verdadeiras ou falsas.

3) A importância do adequado consumo proteico para a prevenção da sarcopenia em idosos. Os alunos orientaram sobre a importância do consumo proteico adequado com uma atividade interativa utilizando uma roleta numérica com cartas de dizeres sobre a ingestão proteica.

Os alunos puderam realizar intervenções educativas na saúde e qualidade de vida do público idoso com as atividades de educação alimentar e nutricional desenvolvidas, demonstrando a importância da nutrição e, ao mesmo tempo, tendo espaço na comunidade para colocar em prática o planejado e o aprendizado do decorrer da graduação.