URI Erechim

Notícias Gerais

Alunos de Agronomia visitam fábrica de rações da AGRICOOP | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Agronomia visitam fábrica de rações da AGRICOOP

01/07/2024 - 101 exibições
   

Com o objetivo de conhecer os procedimentos adotados na formulação e preparo de rações animais, acadêmicos do Curso de Agronomia da URI (turma 2023) realizaram uma visita técnica na Fábrica de Rações Agricoop Cooperativa Agrofamiliar, localizada no KM 75 da ERS 135, na saída para Getúlio Vargas. A atividade fez parte da disciplina de Bromatologia e Nutrição Animal, ministrada pelo professor Amito José Teixeira, que acompanhou a visita. 

O grupo foi recebido por uma equipe da Cooperativa, constituída pelo Vice-Presidente, Edson Luís Sirena; o Gerente da Fábrica, Tiago Ferrari; o responsável pela peletizadora, Laercio Sotoriva; e a Coordenadora de Controle de Qualidade, Engenheira de Alimentos Leticia Duarte. 

A fábrica de rações é uma indústria moderna que está produzindo rações há um ano, com o objetivo de fornecer um produto de qualidade para os produtores de leite associados à cooperativa e demais clientes. Os alunos conheceram o processo de produção de rações, desde a chegada das matérias primas (milho, farelo de soja, farelo de trigo, minerais, etc.), o sistema que controla a quantidade e a qualidade de cada uma das misturas que são feitas na fábrica, a peletização da ração e o carregamento.

As rações peletizadas são produzidas por um processo de compactação dos ingredientes em pequenos pellets, conferindo uma forma mais uniforme e densa. Essa apresentação possui vantagem por reduzir o desperdício de alimentos, proporcionar maior facilidade de manejo e armazenamento, além de proporcionar uma liberação gradual dos nutrientes, promovendo uma digestão mais lenta e estável ao longo do tempo. 

Todo o processo de fabricação na AGRICOOP é informatizado e robotizado, inclusive o carregamento. Desde 1993, é referência em inovação no norte do Rio Grande do Sul. A moderna fábrica de rações é um marco de qualidade e avanço que demonstra o compromisso com a excelência e oferece as melhores rações para gado de corte e leite. 

A fábrica produz em bateladas de 1 tonelada de ração cujo tempo de mistura é de aproximadamente 3 minutos, produzindo cerca  de 15 toneladas por hora. A fábrica tem condições de funcionar 24 horas por dia. O  investimento possibilita aos cooperados mais uma alternativa de produtos fornecidos pela organização, atingindo o principal objetivo que é atender desde os pequenos até os grandes produtores.

O professor Amito José Teixeira, que também coordena o Curso de Agronomia, destacou que a nutrição animal é um dos pilares da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira e o processo de produção de ração de qualidade é fundamental para atender os requerimentos nutricionais de animais de alto potencial de produção de leite.

 

Ver mais notícias