Medicina compartilha orientações sobre prevenção da raiva e controle de insetos | | URI Câmpus de Erechim

Medicina compartilha orientações sobre prevenção da raiva e controle de insetos

04/07/2024 - 95 exibições

Utilizando um livro de história infantil, acadêmicas do Curso de Medicina da URI criaram e desenvolveram, no dia 04 de junho, uma atividade de curricularização da extensão com enfoque na prevenção da raiva e no controle de insetos. A iniciativa foi desenvolvida com a comunidade pertencente à Unidade Básica de Saúde (UBS) São Vicente de Paulo.

Integraram a equipe Eduarda Fontana, Eduarda Wolkmer, Júlia Bancer, Ketlyn Caroline Boni, Maísa Diane Turra Lena, Thuany Banaszeski, Valentina Assoni Ceratto e Valéria Hübner Donin, juntamente com os preceptores, Roxana Pedroso Ferraro e Vitor Demoliner Junior.

O projeto "Educação em Saúde: o uso de histórias infantis no ensino sobre prevenção antirrábica e controle de insetos de importância médica para crianças de uma escola pública de educação infantil de Erechim" foi criado com o intuito de introduzir a temática para o público infantil, com o auxílio de material lúdico e interativo produzido pelo grupo. Para isso, foi confeccionado um livro de história infantil, em forma de fábula, envolvendo o tema do projeto, e uma apresentação com fantoches. Após a apresentação, foi disponibilizado material para colorir contendo personagens da história narrada, como forma de fixar os conhecimentos repassados.

A ação contou com a participação de crianças de 5 a 6 anos, estudantes da pré-escola da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas. Como forma de reforçar a necessidade do conhecimento do controle da raiva e de insetos, foram encaminhadas cartilhas informativas a respeito desse assunto para os pais das crianças. Dessa forma, mostrou-se imprescindível uma atuação conjunta dos pais ou responsáveis, com os alunos para cumprir a ideia do projeto, o qual busca difundir o conhecimento prévio adequado sobre a questão da raiva e do cuidado com insetos, desde o início do período educacional, promovendo a conscientização presente e futura das famílias em relação a importância dessa temática.