URI Erechim

Escola Básica

Alunos da Escola usam obras literárias para expressão oral | | URI Câmpus de Erechim

Alunos da Escola usam obras literárias para expressão oral

04/07/2024 - 285 exibições
   

A partir da obra “Capitu vem para jantar”, de Denise Godinho, alunos das três turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola da URI (2V1, 2V2 e 2V3) desenvolveram um trabalho de expressão oral, dentro da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, ministrada pela professora Lenita Ransolin Brugnerotto. O livro surgiu a partir de um blog e reúne as receitas escondidas em grandes obras da literatura brasileira e desperta nos alunos curiosidades sobre os escritores e seus livros.  

A atividade foi realizada em grupos, sendo que as receitas encontradas nos livros foram sorteadas entre os alunos para serem produzidas. Nesse sentido, cada grupo desenvolveu e explicou a sua receita de forma criativa e mostrou o resultado final aos demais colegas em sala de aula. Além disso, falaram da obra que faz referência e seu autor, descrevendo, em forma de diário, com relatos e imagens da organização do grupo até o dia da apresentação.  

As receitas e obras apresentadas foram: A cocada, Dom Casmurro, de Machado de Assis; Os cookies, de O diário de Anne Frank; A pizza margherita, Comer, rezar e amar, de Elizabeth Gilbert; Arroz-doce, Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado; O bolo de chocolate, Harry Potter e a pedra filosofal, de J.K. Rowling; Maçã do amor, Branca de Neve, dos Irmãos Grimm; O cachorro-quente, A hora da estrela, de Clarice Lispector; Sorvete de abacaxi, conto O sorvete, de Carlos Drummond de Andrade; e Mousse de abacaxi, Madame Bovary, de Gustave Flaubert.

Segundo a professora Lenita, “a proposta da atividade cumpre seu objetivo quando o aluno aprende de forma prazerosa. É gratificante ouvir dos alunos que além de terem conhecido sobre a obra e os autores importantes da nossa literatura, divertiram-se tentando acertar a receita e puderam ter momentos de descontração ao fazerem isso e depois, junto a toda turma, contando como tudo isso aconteceu”.