Cinco trabalhos de extensão que estão sendo desenvolvidos pela URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), serão apresentados esta semana no FOREXT Câmara Sul, a ser realizado na quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, em Curitiba.
Três trabalhos são oriundos da URI Erechim. O Curso de Educação Física irá apresentar o projeto que está sendo desenvolvido com o Corpo de Bombeiros Militar no Programa de Educação Olímpica, que tem como autores Diogo Augusto Dallazen, José Luis Dalla Costa, Larissa Tressi, Adriane Carla Vanni e Maria Lucia Sbardelotto. A iniciativa, conforme os próprios soldados, tem contribuído na melhoria de qualidade de vida dos Bombeiros, na redução do estresse, resiliência emocional e na saúde mental.
Já o Curso de Medicina estará presente com o trabalho sobre “Competências Transformadoras: relato sobre o desenvolvimento do protagonismo na Medicina”, que tem como autores Daniel Mews Deifeld, Bárbara Cristina Gabrielle, Natalia Demarco Kielek, Yasmin Benetti Martello, Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski e Sergio Bigolin. O trabalho tem permitido o desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação médica, fazendo com que desafios e aprendizados sejam superados.
Por outro lado, o Curso de Ciências Biológicas irá apresentar o trabalho sobre a juventude no enfrentamento à emergência climática, desenvolvido com jovens do Ensino Médio e universitários de 38 municípios do Norte do Rio Grande do Sul. A autoria é de Sônia Balvedi Zakrzevski, Hueliton Magnanti, Laura Carvalho, Evelin Jarominek, Taciana Vendrusculo, Cailane Beatrici, Marcelo Stracke e Rozane Restello. O projeto fortaleceu a formação cidadã, mobilizando os jovens a pensar e agir, conhecer os problemas climáticos e desenvolver ações de intervenção.
Outros dois trabalhos a serem apresentados são sobre uma oficina de experiência profissional: curricularização da extensão na formação inicial em educação física, do câmpus de Santo Ângelo, de autoria de Cinara Valency Enéas Murmann; e o projeto de orientação vocacional ocupacional e construção da identidade profissional com alunos de ensino fundamental, do Câmpus de Santiago, que tem como autores Manoela Palmeiro Dornelles e Thiago Ferreira Mucenecki.