Professores ministram oficinas no Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas | | URI Câmpus de Erechim

Professores ministram oficinas no Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

19/09/2024 - 76 exibições

Professores da URI integraram a programação do 14º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, na segunda-feira, 16, quando foram realizadas oficinas campeiras e palestras.

A Professora Alice Valduga, uma das maiores autoridades em pesquisas sobre erva-mate, conduziu a oficina “Erva-mate: para além do chimarrão”.

Já o Professor Marcelo Mignoni, coordenador do Curso de Engenharia Química, ministrou palestras sobre a “Erva-mate: do plantio à ciência”.  A erva-mate, explicou, é o principal elemento que dá origem a um dos maiores símbolos do estado do Rio Grande do Sul: o chimarrão, destacando os benefícios desta erva para a saúde. Apresentou o ciclo desde a colheita até a industrialização e posteriormente explanou sobre os mais variados produtos em diferentes áreas que podem ser obtidos utilizando a erva-mate, desde os alimentos e bebidas até a área de cosméticos, onde citou, entre eles, os biscoitos, bolos, panquecas, sorvete, chás, e cervejas.

Frisou, ainda, uma pesquisa do chocolate branco com extrato de erva-mate, produto desenvolvido durante uma orientação de mestrado da Dra. Catia Zanchet Batiston, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos e que foi patenteado pela URI Erechim.

A participação do professor Marcelo na Semana Farroupilha de Getúlio Vargas aconteceu em quatro momentos distintos, onde no total mais de 1000 alunos de diferentes anos e de diferentes escolas tiveram a oportunidade de aprender sobre a ciência envolvida na obtenção de produtos que contem erva mate em sua composição.

Para finalizar o Prof. Marcelo enfatizou que “falar para uma plateia tão diversificada em relação a faixa etária, gera uma troca de ideias sensacional e que poder plantar a sementinha da ciência para que no futuro podemos colher novos cientistas e ainda utilizando um dos maiores símbolos do estado foi sem dúvida um motivo de enorme felicidade.

Mais de 1000 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, passaram pelos galpões para apreciar as atividades. O momento foi de construção de conhecimentos e muitas aprendizagens.