Finalizado o Fórum de Estudos Olímpicos 2024, realizado em São Paulo durante três dias intensos de debates e apresentações na COB Expo, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil. O evento reuniu membros e colaboradores do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, incluindo Bianca Gama Pena, Otávio Tavares, Georgios Hatzidakis, Christian Kern, Marcelo Haiachi, Doiara Silva dos Santos, Larissa Tressi e José Luis “Nino” Dalla Costa.
Com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, o fórum proporcionou um espaço único para a troca de conhecimentos sobre temas como governança, responsabilidade social e ambiental. Além disso, foram apresentados 37 trabalhos acadêmicos, destacando o crescimento e a relevância dos estudos olímpicos no Brasil e no mundo.
Os componentes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim, participantes desta viagem, apresentaram 06 trabalhos acadêmicos relacionados ao Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. A Unimed Erechim, por meio do CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde) e a Medicina Preventiva, são apoiadores das atividades do GEPEF/EO.
Para os acadêmicos Augusto Balvedi Zakrzevski e Diogo Augusto Dallazen (Bolsista de Extensão), “participar de eventos acadêmicos é uma das formas de socialização que temos durante a vida acadêmica e essa socialização vem ao encontro de construir uma rede de contatos/networking, que poderá auxiliar em nosso futuro profissional”.
Augusto apresentou o trabalho sobre “A contribuição da educação olímpica na qualidade de vida de idosas do Grupo Universidade sem Limites da URI Erechim”. Enquanto isso, Diogo apresentou o trabalho sobre o “Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul de Erechim: Educação Olímpica, atividade física e saúde mental”.
Conforme João Victor Azambuja de Souza e Neomar Mettler Piva, “ao participarmos de eventos como o Fórum de Estudos Olímpicos e da COB Expo, tivemos a oportunidade de assistir a palestras e mesas-redondas ministradas por especialistas renomados, de apresentar nossos trabalhos acadêmicos, de interagir com colegas de outras instituições e países e expandir nossa rede de contatos profissionais”.
João apresentou o trabalho sobre o “Programa de Educação Olímpica da URI Erechim: Escolinha de Judô da Escola Básica”. Neomar apresentou o trabalho sobre o “Programa de Educação Olímpica: Mini Tênis Olímpico”.
Para as Professoras de Educação Física, Adriane Carla Vanni (Curso de Educação Física) e Larissa Tressi (Escola de Educação Básica) “é importante ressaltar o crescimento pessoal de nossos acadêmicos e estudantes ao conseguirem vencer o desafio de falar em público, elevando a autoconfiança na exposição de seus conhecimentos. Participar de eventos científicos é fundamental na formação acadêmica integral do profissional de Educação Física”.
Larissa apresentou o trabalho sobre a “Escolinha de Dança no Programa de Educação Olímpica da URI Erechim”. Enquanto isso, Talita Tressi, representando a Comissão de Imagem Pública do Interact Club Erechim Boa Vista, apresentou o trabalho sobre a “Operação Olímpica de Páscoa e Natal da URI Erechim”.
Para o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, o GEPEF/EO alcançou seu objetivo “de fomentar o intercâmbio com grupos de pesquisas em Estudos Olímpicos, efetivando a troca de experiências científicas, pesquisas, ações extensionistas e publicações, além da integração cultural e acadêmica”.
Acadêmicos e Professores também participaram de painéis na COB Expo com atletas olímpicos. Duas das maiores ginastas da história se encontraram na COB Expo em São Paulo: a romena Nadia Comaneci e a brasileira Rebeca Andrade. Rebeca se tornou a maior medalhista olímpica da história do Brasil ao chegar ao sexto pódio nos Jogos de Paris 2024. Hoje, a paulista de 25 anos tem dois ouros, três pratas e um bronze na carreira olímpica que ainda tem mais um capítulo planejado para Los Angeles 2028.
Nascida na Romênia, Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976, quando aos 14 anos se tornou a primeira ginasta a receber a nota 10 em uma edição da competição. Ao todo, foram sete notas perfeitas durante a competição em que conquistou três medalhas de ouro (individual geral, barras assimétricas e trave), uma de prata (equipe) e uma de bronze (solo). Quatro anos depois, em Moscou 1980, despediu-se com mais quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata.
Já as campeãs olímpicas de vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, relataram toda a trajetória para o ouro olímpico em Paris 2024.
O Professor José Luis “Nino” Dalla Costa conversou com Paulo Wanderley Teixeira, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil. A conversa foi sobre a relação entre o Programa Transforma do COB e o Programa de Educação Olímpica da URI Erechim. O Transforma é o programa do Comitê Olímpico do Brasil de promoção dos Valores Olímpicos que contribui para a formação integral do ser humano. Como um programa de Educação Olímpica, atua em parceria com escolas, capacitando professores de todas as disciplinas, realizando ações para professores e alunos.