A Psicopedagoga Rejane Carbonari Paludo e a Psicóloga Escolar Gislaine Cristina Pereira, da Escola Básica da URI, participaram, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, do V Congresso Sul-Brasileiro da Cognição, IV Seminário Catarinense de Avaliação Psicológica e do III Congresso da Abranep, realizados no Oceania Park Hotel & Convention Center, em Florianópolis.
Vários foram os minicursos, conferências, mesas-redondas discutiram assuntos como: a Avaliação Neuropsicológica no Transtorno do Espectro Autista; Espiritualidade, Cérebro e a Incrível Emoção Desconhecida do Encantamento; e a Promoção de Funções Executivas em Contextos Educacionais: Novos Desenvolvimentos no Âmbito da Neuropsicologia Cognitiva Escolar.
No Congresso, a psicóloga Gislaine Pereira falou a respeito das reflexões sobre as competências socioemocionais na escola, quando destacou que desenvolver o professor para a formação do aluno
requer investir em estudos que apresentem estratégias de formação docente voltadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais, a fim de dar visibilidade a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como, proporcionar a maior assertividade das ações desenvolvidas.
O objetivo de sua exposição foi averiguar a presença e efetividade de estratégias escolares para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em professores e alunos na promoção do processo ensino-aprendizagem. A revisão apontou um número significativo de estudos direcionados para estratégias desenvolvidas para alunos e suas contribuições para a formação.
Como estratégia para resolução das demandas cotidianas da escola, de pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, no Brasil a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competência enquanto mobilização de: Conhecimentos conceitos e procedimentos,
Habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais, atitudes e valores.
Segundo Gislaine, as competências socioemocionais estão relacionadas com a qualidade do desenvolvimento, bem como, ao ajustamento social e emocional de crianças e adolescentes. Trata-se de um constructo complexo que abrange diferentes conceitos, tais como habilidades sociais e inteligência emocional.
Ressaltam-se, ainda, as competências socioemocionais dos professores enquanto principais aspectos de promoção e contribuição para a melhora do desempenho escolar, bem como das próprias competências socioemocionais dos alunos, do clima de sala de aula e da relação professor aluno. “Por isso, torna-se imprescindível investir não somente no desenvolvimento de tais competências nos alunos, mas sim nos professores que irão promover as estratégias direcionadas aos discentes”, completou.
Segundo as representantes da Escola, foi um momento importante de vivências, de troca de experiências, de aprendizado a respeito de assuntos tão importantes como esses no quotidiano escolar.