Durante a VII SAMURI - Semana Acadêmica de Medicina da URI Erechim, realizada de 30 de setembro a 4 de outubro, ocorreram diferentes momentos relacionados à apresentação da produção científica do Curso.
Trinta e três artigos científicos foram produzidos pelos estudantes, de forma orientada. Os aprovados constituem os Anais do evento podem ser consultados pelo link: https://www.uricer.edu.br/site
Todos os artigos foram avaliados pela Comissão Científica do evento, composta por professores do Curso. As cinco produções que receberam melhor pontuação foram apresentadas oralmente no dia 2 de outubro. Os cinco autores passaram por nova avaliação, dessa vez com o intuito de avaliar a sua comunicação oral. A banca de avaliação foi constituída pelos professores Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa (URI), Natália Boff (SIMERS) e Henrique Oliane (SIMERS).
Os cinco trabalhos apresentados foram: “Experiência do voluntariado em um curso de medicina no Rio Grande do Sul: o impacto no desenvolvimento pessoal e profissional”, por Daniel Mews Deifeld; “Novas fronteiras na farmacologia: características moleculares dos fármacos aprovados pelo FDA de 2018 a 2023”, por João Pedro Kiack Zamadei; “Puberdade precoce associada à obesidade infantil: uma revisão de literatura”, por Monah Girardi Kautz; “A Psiquiatria na história da saúde mental brasileira e Rio-Grandense”, por Luiza Trevisan, e “Ontem místicas, hoje baseadas em evidências científicas: percurso histórico sobre a etiologia das doenças”, por Bruna Malacarne.
Os três primeiros classificados foram Monah Girardi Kautz (primeiro lugar), Daniel Mews Deifeld (segundo lugar) e João Pedro Kiack Zamadei (terceiro lugar).
Nesse ano, ocorreu, também, a terceira edição do Prêmio Bastão de Asclépio, que contou com seis artigos participantes. O artigo premiado com o Troféu foi “Renovação e resistência: a jornada dos transplantes no Brasil”, da estudante Maísa Diane Turra Lena, orientada pela Profa. Dra. Elisabete Maria Zanin. O troféu desse ano foi criado pela arquiteta argentina, Blanca Anaconda Chiribao Cosio De Curti.