O Curso de Enfermagem da URI, por meio de professores e 60 acadêmicos, promoveu na terça-feira, 10, no Salão de Eventos da Universidade, mais uma capacitação de professores e funcionários das escolas da região sobre noções básicas de primeiros socorros.
A iniciativa, que mobilizou 300 pessoas, foi uma demanda trazida pelas escolas da região da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) para a renovação da capacitação de seus professores e funcionários, obedecendo a Lei Lucas.
Vários temas mereceram atenção durante a ação desenvolvidas com os representantes das escolas. Entre elas, lesão ou corpo estranho em via aérea superior; asfixia – engasgo, com manobra de Heimlich; cortes, sangramento e hemorragia; imobilização; quedas e desmaio e convulsão, com reanimação cardiopulmonar.
Todos os participantes foram divididos em pequenos grupos, passando por todas as atividades e realizando as manobras nos simuladores dispostos no espaço, recebendo orientações, vivenciando as situações e adquirindo conhecimentos para atuarem nestas situações.