O Curso de Medicina da URI promoveu no dia 02 de dezembro a “Aula da Saudade”, uma cerimônia emocionante para marcar a despedida da segunda turma do Curso que colou grau no dia 6 de dezembro. A iniciativa ocorreu na mesma sala de aula em que ocorreu o primeiro encontro com os professores, no ano de 2019. O encontro celebrou o encerramento de uma jornada acadêmica intensa e a conquista do tão esperado diploma.
A “Última Aula” foi proferida pelos professores, especialmente convidados para esse momento, Celso David Lago e Alison Castanho. O encontro foi permeado de grandes emoções e lições para a vida profissional dos jovens médicos, que agora se inicia.
Partindo do questionamento “Daqui a 50 anos, aonde vocês querem estar?”, o Prof. Lago trouxe à reflexão a importância dos vínculos formados durante a formação acadêmica e que muitas amizades surgidas nesta etapa da vida, permanecem presentes em momentos importantes e em reencontros ao longo dos anos. Como exemplo, apresentou seu grupo de amigos, colegas de faculdade, formados há 50 anos pela Universidade Federal de Pelotas, e que continuam encontrando-se para rememorar e escrever novas histórias.
Segundo ele, a docência é ímpar e a importância do professor vai para além dos conteúdos ministrados, uma vez que este aponta caminhos, compartilha experiências, desperta o desejo da busca por mais conhecimento e aprendizados. Comentou ainda, que o professor instigador e exigente, geralmente é o mestre lembrado com carinho e se torna referência na formação e futuro dos estudantes.
Desta forma, “que as marcas e vínculos sejam saudosos e promovam grandes reencontros ao longo da vida”, desejou aos presentes.
Por sua vez, o professor Alison Castanho abordou o tema Saudade e a abrangência que esta possui, sobretudo no resgate das memórias da trajetória dos estudantes. A aula foi um momento de reflexão e agradecimento.
No final do encontro, o Centro Acadêmico de Medicina fez a entrega do primeiro carimbo médico a cada formando, um gesto que simboliza a concretização de anos de estudo, dedicação e superação.
Neste mesmo dia, foi entregue à Coordenação do Curso, o quadro de formatura com a foto oficial da turma Professor Lázaro Pereira Jacobina – professor homenageado como Patrono. Este irá compor os corredores culturais como uma homenagem aos formandos e à sua contribuição para a história da Universidade. A partir da formatura, os novos médicos se preparam para encarar os desafios da prática profissional, carregando consigo os valores e conhecimentos adquiridos na URI, em uma jornada que promete contribuir significativamente para a saúde e bem-estar da sociedade.