Inaugurado Centro Clínico Veterinário | | URI Câmpus de Erechim

Inaugurado Centro Clínico Veterinário

10/09/2021 - 1499 exibições

No Dia do Médico Veterinário, comemorado nesta quinta-feira, 09, a URI Erechim inaugurou o Centro Clínico Veterinário, localizado no câmpus II, no Bairro Demoliner, junto à RS-331, na saída para Gaurama. A solenidade, realizada às 19h30min, contou com a presença do Reitor Arnaldo Nogaro; o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo; o Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz; o Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado; o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Cristiano Moreira; a Presidente da Câmara de Vereadores, Ana de Oliveira; chefes de departamento e de área de conhecimento, coordenadores de cursos, professores e funcionários da Universidade, além de todos os alunos do Curso.

A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Daniela dos Santos de Oliveira, destacou em seu pronunciamento a importância do empreendimento. “Esse é um projeto desenvolvido para os nossos alunos e toda comunidade com o objetivo de contribuir com a formação dos futuros profissionais”.

O Reitor Arnaldo Nogaro reforçou essa meta, que é de todos os cursos da Universidade, e cumprimentou a equipe da URI Erechim por mais esse investimento. “O nosso papel é formar para todos crescerem, através de um trabalho coletivo que objetiva trazer retorno a toda comunidade”.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Cristiano Moreira, diplomado pelo Curso de Ciências Biológicas da URI, e que representou o Prefeito Paulo Polis, disse que “daremos todo apoio para que o Centro Clínico Veterinário possa se tornar numa referência regional, através do ensino e prestação de serviços à região”.

O Diretor-Geral, Paulo Roberto Giollo, destacou todo o esforço da Universidade em concretizar esse empreendimento. “Temos certeza que o Centro Clínico Veterinário vai ser mais um marco da Universidade tanto na formação acadêmica quanto na prestação de serviços à comunidade”.

Visando cumprir com seus objetivos, o Curso de Medicina Veterinária também encaminhou alguns contratos de parceria com empresas locais. Os compromissos foram firmados entre as direções do câmpus e do curso com as empresas Cassul, representada pelo seu diretor José Scussel; Nutrire-Monello, representada por Gabriel Keller; e Agronese, representada por Jussara Angonese. Também está sendo encaminhada parceria com a empresa Vetnil.

O descerramento da fita marcou, de forma oficial, a entrega do Centro Clínico Veterinário. Participaram do ato os diretores do câmpus, Paulo Giollo, Adilson Stankiewicz e Paulo Sponchiado, juntamente com o Reitor Arnaldo Nogaro, o Secretário Cristiano Moreira, a presidente da Câmara, Ana de Oliveira, a coordenadora do Curso, Daniela de Oliveira, e os representantes das turmas do Curso.

Os convidados também tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações do Centro Clínico Veterinário, através de uma visita guiada pelos professores e uma equipe de alunos.

O empreendimento tem uma área útil construída de 1.158 m2 e uma área livre para atividades de 5.800 m2. Conta com sala de recepção, secretaria, dispersão de medicamentos, 3 ambulatórios, sala de exame de diagnóstico de imagem, sala de exame histopatológico, sala de necropsia, laboratório de análises clínicas, bloco cirúrgico de grandes animais, bloco cirúrgico de pequenos animais, sala de UTI para pequenos animais, salas de indução, esterilização, e de isolamento para pequenos animais, baias, entre outras. O Centro Clínico tem, ainda, salas de aulas, gabinete para professores e salas de estudo para alunos e bolsistas.