Curso de Direito desenvolve Projeto Integrador | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Direito desenvolve Projeto Integrador

13/09/2021 - 606 exibições

O Curso de Direito da URI, visando o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem autônoma dos discentes, utiliza-se de metodologias ativas na sua matriz curricular como forma de construção do conhecimento.

No primeiro semestre, as turmas do Direito 2021, Diurno e Noturno, a partir das atividades inovadoras propostas pelo Projeto Integrador I, elaboraram projetos significativos, tornando-se protagonistas nas mais diversas situações e circunstâncias de aprendizagem, numa demonstração efetiva da curricularização da extensão.

Os alunos do primeiro semestre buscaram junto à comunidade, empresas privadas e instituições, como OAB, Delegacia e Secretaria da Mulher, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS),Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), entre outros, para a compreensão prática das temáticas jurídico-sociais.

Após a identificação dessa problemática, os grupos realizaram pesquisas bibliográficas e legislativas, a fim de aprofundar o seu projeto e possibilitar o desenvolvimento de resumos expandidos, os quais permitiram a socialização dos trabalhos.

Num segundo momento, que está em andamento nesse segundo semestre, os alunos produzirão ferramentas, a partir da pesquisa desenvolvida, que possibilitem a entrega para a comunidade de respostas e caminhos para os problemas levantados, por meio de flyers, vídeos, podcasts, cartilhas, entre outros.

O Projeto Integrador vai ao encontro do objetivo da Universidade que é a formação integral dos acadêmicos, aliando ensino, pesquisa e extensão. As atividades do primeiro semestre foram desenvolvidas com o apoio dos professores José Plínio Rigotti, Coordenador do Curso; Vera Maria Calegari Detoni, titular da disciplina; Andrey Andreolla, Luiz Mario Spinelli, Sandra Resmini, Giana Lisa Zanardo Sartori e Caroline Ceni.