Alunos de Medicina Veterinária visitam Expointer | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Medicina Veterinária visitam Expointer

15/09/2021 - 702 exibições

Acadêmicos e professores do Curso de Medicina Veterinária da URI realizaram, no sábado, 11, uma viagem de estudos à Expointer, em Esteio, sede da maior Feira do Agronegócio da América Latina. A retomada da Feira, que atingiu a 44ª edição, veio com grandes expectativas, visto que a última edição, de forma presencial, aconteceu em 2019, em decorrência da pandemia. Os alunos, que representaram todas as turmas do Curso, foram acompanhados pelos professores Mauro Antônio de Almeida, Diorges Henrique Setim e Simone Saggiorato Dal Maso.

O grupo de estudantes teve a oportunidade de visitar os diversos pavilhões do Parque de Exposições, em especial as mais de 150 raças de animais de diversas espécies em exposição. No pavilhão dos bovinos de corte, a novidade foi a raça Murray Grey, que participa pela primeira vez de uma feira no Brasil.

No pavilhão da Agricultura Familiar foi possível conhecer diversas agroindústrias de várias regiões totalizando 228 expositores. O 9º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar trouxe para nossa região o 3° lugar na categoria Mel, através da Apicultura Rempel, de Campinas do Sul.

Com 2.825 animais de argola inscritos, de 89 raças, entre ovinos, bovinos de corte, bovinos mistos, zebuínos, bubalinos, bovinos de leite, equinos, caprinos e pequenos animais, a Expointer 2021, apesar das restrições, fecha com saldo positivo e faturamento R$ 1,62 bilhão em vendas de animais, do pavilhão da agricultura familiar, artesanato, máquinas e implementos agrícolas e do setor automobilístico.

A possibilidade de conhecer a melhor genética das diversas raças de animais, trouxe aos acadêmicos um amplo conhecimento, além de demonstrar a força do agronegócio. Fernanda Dariva visitou a Expointer pela terceira vez: “Sempre é uma emoção estar lá, pois a preparação dos animais provoca encantamento. Admiro muito todas as pessoas que passam os anos dedicando seu trabalho para que milhares de pessoas possam conhecer um pouco desse mundo maravilhoso que é a pecuária”. Enquanto isso, Patrícia Tussi revelou que a Expointer é sempre um espetáculo à parte. “A beleza e robustez dos animais expostos, bem como a tecnologia em soluções e em medicamentos apresentada na feira, mostra a importância desses eventos no desenvolvimento regional, principalmente nos setores agropecuários e agroindustriais", frisou a acadêmica.