URI Erechim

Notícias Gerais

O que faz um profissional formado em Biomedicina | | URI Câmpus de Erechim

O que faz um profissional formado em Biomedicina

18/09/2021 - 1611 exibições
   

O Curso de Biomedicina é a novidade do Vestibular de Verão da URI deste ano e que seleciona alunos para o primeiro semestre de 2022. Por isso, neste momento, é importante saber o que faz um profissional formado nessa área. O coordenador do novo Curso, professsor Luís Carlos Cichota, que responde também pelo Curso de Farmácia, salienta, em primeiro lugar, que são 31 habilitações que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado em Biomedicina, de acordo com o seu Conselho Federal. Veja, a seguir, as principais oportunidades apresentadas pelo mercado.

Acupuntura

Técnica milenar de origem chinesa, consiste em aplicar agulhas em determinadas partes do corpo. Os pontos de energia vital, como são chamados, são determinados por meio de estudos fisiológicos, anatômicos e patológicos.

Análises Bromatológicas e Microbiologia de Alimentos

A Bromatologia é a ciência que estuda a alimentação humana. Analisar como é composto o alimento e seu grau toxicológico, isto é, se há possibilidade de fazer mal ao organismo, é função do biomédico dessa área.

Auditoria

Ampla área de atuação para o biomédico, que pode realizar auditorias, emitir laudos, fornecer relatórios e, de forma mais administrativa, colaborar para que as instituições ofereçam o melhor em termos de saúde para a população atendida.

Biomedicina Estética

Desenvolvimento de procedimentos e de tecnologia em laserterapia, eletroterapia, carboxiterapia e várias outras técnicas com finalidade estética e cosmética.

Genética

Em Genética, o especialista pode realizar análises cromossômicas para diagnósticos citogenéticos humano e molecular (DNA). O exemplo mais comum é o dos testes de paternidade e da identificação de perfil molecular na perícia criminal.

Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico

Relacionada à Educação Física, essa área de habilitação proporciona ao biomédico atuar tanto na relação com o cliente quanto no desenvolvimento tecnológico em indústrias. Ele é responsável por monitorar indicadores fisiológicos e bioquímicos associados à prática esportiva.

Patologia Clínica e Banco de Sangue

O biomédico está capacitado para processar amostras de sangue, fezes, urina e de outros materiais para detecção de doenças e liberação para transfusão de sangue.

Embriologia e Reprodução Humana

Além de assumir a responsabilidade técnica do laboratório, o profissional de Biomedicina se encarrega de analisar gametas, fazer espermograma e cuidar da criopreservação embrionária.

O professor Cichota ressalta que, em todas as áreas de atuação, o biomédico pode exercer funções práticas, emitir laudos e até ocupar cargos administrativos, como chefia, direção e coordenação de setores.

O mercado de trabalho para os biomédicos está em alta, principalmente na área de estética, ressalta o coordenador. “Há muitas oportunidades na gestão de laboratórios, análise de dados de saúde, elaboração de laudos e pareceres, condução de testes clínicos e laboratoriais, diagnóstico por imagem, reprodução humana, genética, informática da saúde, perfusão e em bancos de sangue”, frisa ele.

O Curso de Biomedicina da URI Erechim tem duração de 4 anos, com carga horária de 2320 horas (116 créditos), mais 120h de disciplinas eletivas, 640h de Estágios Obrigatórios e outras 120h de Atividades Complementares, totalizando 3.200 horas. São quarenta vagas e os futuros alunos terão aulas no período noturno. O Curso de Biomedicina foi regulamentado pela nº 7135, de 26 de outubro de 1986.

 

Ver mais notícias