Atividades presenciais marcaram Semana Acadêmica de Medicina Veterinária | | URI Câmpus de Erechim

Atividades presenciais marcaram Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

23/09/2021 - 858 exibições

O Curso de Medicina Veterinária da URI realizou, entre os dias 13 e 18 de setembro, a sua III Semana Acadêmica. As conferências foram realizadas de forma online e apresentaram temáticas de grande relevância como animais selvagens, reprodução, bem-estar em animais de produção, nutrição e cuidados com Pets e medicina veterinária integrativa. O evento contou, ainda, com a realização da II Mostra Científica, onde foram apresentados artigos de qualidade em diferentes áreas.

Os minicursos, realizados de forma presencial, tiveram todas as vagas esgotadas devido a grande procura. O minicurso de Podologia de Equinos, com ênfase em patologias do sistema locomotor, foi ministrado pelo médico veterinário Tiago Kuiawa. Os alunos puderam acompanhar e praticar a podologia avaliando os problemas encontrados nos animais, suas possíveis causas, tratamento e correção, melhorando o bem-estar dos animais e sua performance.

Já o curso de Acupuntura foi aplicado em Pets, onde os alunos puderam treinar e conhecer as técnicas aplicadas pela Médica Veterinária Joana Grandó no tratamento de várias afecções que acometem os animais de estimação.

Outra atração da Semana Acadêmica foi o minicurso sobre Manejo e Contenção de Animais Selvagens, ministrado pelo Médico Veterinário Diego Agazzi. Os alunos puderam ter contato com algumas espécies e treinar sua contenção, além de confeccionar uma zarabatana e dardos para imobilização química de animais com anestésico, uma vez que, em algumas situações, a contenção física pode estressar e até machucar os animais.

Outro grupo de acadêmicos participou do curso de Necropsia, ministrado pelo Médico Veterinário Diorges Henrique Setim, onde os alunos praticaram as técnicas empregadas no auxílio do diagnóstico de inúmeras doenças, como lesões causadas pelas afecções, além de realizar coleta de material para análise laboratorial, também como método auxiliar no diagnóstico de doenças.

Outro minicurso realizado foi sobre Casqueamento de Bovinos de Leite, ministrado pelo Médico Veterinário Airton Biasotto. Os alunos puderam observar as lesões de cascos das vacas, a correção e tratamento, uma vez que os animais com esse problema não conseguem se alimentar de forma eficiente, por se sentirem desconfortáveis e com dores, reduzindo, assim, a produção de leite e, como consequência, aumentando os custos para o produtor.

Colheita, preparo e envio de material para citologia foi o minicurso ministrado pelo professor Guilherme Lopes Dornelles, do próprio Curso de Medicina Veterinária, e teve como objetivo ensinar aos acadêmicos sobre a importância desse exame complementar no diagnóstico de diversas patologias, destacando-se as neoplasias. Além disso, aprenderam sobre as técnicas corretas para a colheita e envio do material, visto que amostras mal colhidas ou processadas não podem ser analisadas de forma adequada.

O minicurso de Abordagem clínica de pets, ministrado também pelo professor Guilherme Lopes Dornelles, teve como objetivo expor aos acadêmicos a importância de um atendimento clínico criterioso para o correto diagnóstico de diversas patologias. Os alunos puderam treinar os diferentes procedimentos envolvidos no exame físico de pets.