URI Erechim

Escola Básica

Grupo de Pesquisa apresenta projetos de Estudos Olímpicos | | URI Câmpus de Erechim

Grupo de Pesquisa apresenta projetos de Estudos Olímpicos

28/09/2021 - 969 exibições
   

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO), que envolve os Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e a Escola de Educação Básica da Universidade, esteve reunido na sexta-feira, 24, com lideranças acadêmicas e civis, estudantes, acadêmicos, professores e colaboradores do grupo para uma apresentação de projetos realizados e que estão em andamento no âmbito da comunidade.

O encontro contou com a presença de diversas lideranças: o Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Luís Stankiewicz; o 2° Sargento Vagner Leandro Berti, representando o Major Alessandro Vicente Bauer, Comandante da Companhia Especial do 7º Batalhão de Bombeiros Militar; os Chefes dos Departamentos e Coordenadores das Áreas de Ciências da Saúde, Flavio Zambonato, e de Ciências Biológicas, Vanderlei Secretti Decian; a professora Elisabete Maria Zanin; a Coordenadora dos Cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Alessandra Dalla Rosa da Veiga; o Diretor da Escola de Educação Básica, Alan José Bresolin; as professoras Adriane Carla Vanni (Curso de Educação Física) e Camila Tomicki (URI Olympic News); e a Tradutora e Intérprete de Libras, Veranice Galli.

Na abertura dos trabalhos, o Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, professor Nelson Schneider Todt, da PUC/RS, via “Google Meet”, disse que “a continuidade da colaboração entre o Comitê Coubertin e a URI avança ao longo dos anos, especialmente para a educação e formação de crianças e jovens. Acreditamos que o esporte pode ser uma ferramenta de transformação das pessoas, especialmente por trabalhar os Valores Olímpicos que são o respeito, a amizade e a excelência,” disse o professor.

Num segundo momento, os estudantes e acadêmicos relataram suas experiências práticas e teóricas dentro do Grupo, por meio da participação nos projetos desenvolvidos pelo GEPEF/EO a nível de iniciação científica, extensão, eventos científicos, culturais e sociais.

As alunas da Escola de Educação Básica, Isadora Marmentini e Talita Tressi, apresentaram suas próximas ações no grupo que é a participação no Fórum de Estudos Olímpicos 2021 e na Semana Acadêmica de Educação Física apresentando trabalhos científicos.

Por outro lado, os acadêmicos Larissa Tressi (Bolsista de Extensão) e Rodrigo Krempaski Ribeiro, do Curso de Educação Física, e Caciane Larissa Rauch, do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado (Bolsista de Iniciação Científica) apresentaram o Projeto Universidade Sem Limites, no Programa de Atividade Física “Viva Vida Saudável”;

o projeto de extensão universitária, desenvolvido pelo Curso de Educação Física e pelo GEPEF/EO, em parceria com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Erechim que visa envolver os componentes do Batalhão em atividades de Treinamento Funcional e Atividades Recreativas inserindo também o Olimpismo e os Valores Olímpicos.

O 2° Sargento Vagner Leandro Berti agradeceu a parceria entre o Batalhão de Bombeiros com a Universidade no desenvolvimento do Projeto e ressaltou os resultados positivos até agora a nível individual e coletivo dos componentes do Batalhão.

Enquanto isso, as professoras Adriane Carla Vanni e Camila Tomicki apresentaram o Projeto URI Olympic News que integra as ações de divulgação das atividades de ensino, extensão e pesquisa do Programa de Educação Olímpica e faz parte do Portal de Periódicos da Universidade, com publicações trimestrais.

Os Professores da Escola de Educação Básica, Bruno Felipe Assoni Faleiro; Edenir “Chita” Serafini; Indiana Paula Bagnara; Pedro Henrique Baidek e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Júnior apresentaram os próximos eventos com a participação de membros do GEPEF/EO: o VI Festival Olímpico Pierre de Coubertin 2021, que acontecerá nos meses de outubro e novembro; e o o Fórum de Estudos Olímpicos 2021.

Para o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, “participar de um grupo de estudos oportuniza experiências complementares e diferenciadas no meio acadêmico resultando em aspectos positivos no desenvolvimento de sua autonomia e em sua formação profissional”.

O Diretor Acadêmico, professor Adilson Stankiewicz, identifica o trabalho dos grupos de pesquisas da Universidade como “um espaço de aprendizagem, um local para estudos, pesquisas e desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e a prática colaborativa. Por isso, parabenizo a todos pelo trabalho de excelência”.