Fórum de Meio Ambiente discute a construção de cidades sustentáveis | | URI Câmpus de Erechim

Fórum de Meio Ambiente discute a construção de cidades sustentáveis

30/09/2021 - 606 exibições

A construção de cidades e comunidades sustentáveis foi o tema do XVII Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, que aconteceu no último dia 23 de setembro, de forma remota. O evento reuniu estudantes de 15 a 24 anos da região numa iniciativa do Laboratório de Educação Ambiental da URI Erechim, 15ª Coordenadoria Regional de Educação e Prefeitura Municipal de Erechim. O evento também integrou a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente de Erechim e tratou sobre o tema Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 da ONU.

O tema do Fórum foi definido em parceria entre professores, estudantes e representantes dos municípios da região. Na etapa do Pré-Fórum, os jovens constituíram comissões de trabalho nas áreas de Educomunicação Socioambiental, Rodas de Conversa e Mesas- Redondas. Além disso, jovens engajados na edição anterior do Fórum formaram dois grupos mobilizadores da região, através do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Alto Uruguai Gaúcho e a comissão de jovens líderes, que buscam dialogar com lideranças regionais para aumentar o poder de voz do jovem.

Depois de definidas as comissões, os jovens participaram de inúmeras reuniões para aprimorarem seus objetivos enquanto grupo. Prepararam material e conduziram estudos sobre o tema; divulgaram o Fórum e convidaram outros jovens para participar do processo. A comissão de organização também firmou parcerias e combinou a colaboração com inúmeras entidades: Programa Cidades Sustentáveis, COMPAM, Rede Engajamundo, Greenpeace de Porto Alegre, Coletivos Jovens Estaduais e Coletivo Jovem Nacional/REJUMA, CAPA, CETAP, e Rede Akatu. E também com cursos da URI, entre eles o Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Ciências Biológicas, Engenharia da Produção, Enfermagem, Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo.

No dia do Fórum, mais de 3 mil jovens se conectaram para assistir a transmissão no Youtube da URI Erechim. Puderam acompanhar, durante a manhã e à noite, duas conferências: “Juventude e cidades sustentáveis: ferramentas para monitorar os ODS”, ministrada por Paloma Lima, do Instituto Cidades Sustentáveis; e “O engajamento das Juventudes na Construção de Cidades Sustentáveis”, ministrada por João Paulo Alves da Silva e Madalena Glaênia Oliveira Lima, ambos representantes da Rede Engajamundo.

Também acompanharam quatro Mesas-Redondas sobre os temas: ‘Água e cidades - em busca do equilíbrio’, ‘Energia renovável para uma cidade sustentável’, ‘Cidades sustentáveis - o desafio da gestão dos resíduos sólidos’ e ‘Cidades mais verdes: conservação da biodiversidade e promoção do bem-estar humano’, que tiveram a participação de jovens representantes dos municípios da Região.

Puderam aprofundar seus conhecimentos, em minicursos oferecidos pelos parceiros do Evento e debater sobre o protagonismo jovem em rodas de conversa que trataram sobre: Que problemas existem em nossas cidades que estão dificultando a sustentabilidade? Como os jovens podem contribuir para a sustentabilidade das cidades em que residem? e Que ações concretas podem ser implementadas?

No encerramento, foi anunciada uma iniciativa para incentivar o protagonismo juvenil e uma chance para a aplicação de projetos socioambientais nas escolas, com uma parceria entre a URI, a Sicredi Norte e a 15ª CRE. A cooperativa financiará projetos elaborados pelas escolas para tornar os ambientes mais sustentáveis. Os projetos concorrerão por meio de um edital que será brevemente divulgado pelo Laboratório de Educação Ambiental da Universidade.

O Fórum, constituído como um processo de formação, e não apenas um evento, contribuiu para mobilizar os jovens que habitam o território, para pensar e agir, conhecer e investigar a problemática socioambiental e desenvolver projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis.