Acadêmicos de Direito participam de simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas | | URI Câmpus de Erechim

01/11/2021 - 697 exibições

simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas

Na noite do dia 28 de outubro, acadêmicos de Direito de importantes instituições de ensino do Brasil, orientados por seus professores, assumiram o papel de Delegados/Diplomatas em um julgamento simulado do Conselho de Segurança das Nações Unidas envolvendo a Crise Humanitária no Afeganistão em face do Governo Talibã.

O Curso de Direito da URI foi representado pelos acadêmicos Wilgner Gabriel Albuquerque, Gabriela Somenzi, Tariane Menegaz e Letícia Bonella, com a orientação dos professores Luciano Alves dos Santos e Simone Gasperin de Albuquerque.

O IV Interfaculdades é um evento anual organizado pelo Professor Antônio Márcio Guimarães e do Grupo de Pesquisa DIGE Direito Internacional e Globalização Econômica (PUC/SP-CNPq) e, neste ano teve a participação do Curso de Direito da URI.

Participou também com mensagem gravada, o Embaixador Brasileiro Olyntho Vieira, atual Embaixador do Brasil no Paquistão e, cumulativamente, no Afeganistão.

Os acadêmicos Briane Cláudia Kaczanoski e João Caetano Gheno deixaram sua impressão sobre esta vivência: “Somos acadêmicos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões do Campus de Erechim, estamos no 5º semestre do Curso e no momento cursamos a cadeira de Direito Internacional Público com a Professora Simone de Albuquerque. A partir disso, ressaltamos a importância de termos participado da IV Interfaculdades - Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, pois conseguimos visualizar de forma prática todo o conteúdo visto em sala de aula, auxiliando na fixação e compreensão da matéria.”

Segundo a organização do evento, foram 750 pessoas participando, entre as quais 92 alunos e professores diretamente envolvidos no debate. Os professores Luciano e Simone destacaram a importância do evento e o apoio do Coordenador do Curso, Professor José Plinio Rigotti e do Diretor-Geral, Professor Paulo Roberto Giollo, para que a participação dos acadêmicos e professores fosse possível.

A gravação do evento encontra-se disponível neste link: https://youtu.be/wwKoUf6JgQE.