Encerrado Festival Olímpico Pierre de Coubertin | | URI Câmpus de Erechim

Encerrado Festival Olímpico Pierre de Coubertin

23/11/2021 - 514 exibições

Com a realização do Festival Olímpico de Mini Tênis, encerrou no sábado, 20, o VI Festival Olímpico Pierre de Coubertin 2021, promovido pelo Curso de Educação Física Bacharelado e pela Escola de Educação Básica da URI. O envolvimento do Curso de Educação Física acontece por meio da disciplina de Estágio Profissional em Lazer e Gestão, na qual os acadêmicos são incumbidos de criar uma empresa fictícia de eventos esportivos e, posteriormente, realizam um evento real.

A última iniciativa desenvolvida ocorreu com a supervisão e orientação dos professores Edenir “Chita” Serafini, Indiana Bagnara e Jorge Alba, da Escola de Educação Básica, e José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física. Conforme destaca o Professor Nino, “esta atividade proporciona aos acadêmicos uma oportunidade ímpar de desenvolver o empreendedorismo, por meio de vivências de situações de estágio e aplicação de conhecimentos na área de gestão, lazer e organização de eventos esportivos”.

Os acadêmicos responsáveis pelo projeto foram Ederson Felipe Candeia de Carvalho, Felipe Jacuboski e Lucas Viecsinski, através da empresa fictícia “Nadal Sports”.

O evento contou com a participação de 02 tenistas que, atualmente, são destaques neste esporte na região: Meri Helen de Pádua e Marcelo Rodrigues. Meri e Marcelo participaram de toda a programação do evento, desde a abertura, com palavras de incentivo aos alunos, quando contaram um pouco da iniciação deles no tênis. Durante o evento, orientaram e bateram a bolinha com a gurizada e, no final, entregaram uma lembrancinha às crianças.

A Coordenadora do Curso de Educação Física, Professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga, agradeceu o envolvimento e o comprometimento de todos os acadêmicos e parabenizou a todos os participantes enaltecendo o envolvimento da família no ambiente escolar.

Para Ederson, Felipe e Lucas, organizadores do evento, “o Mini Tênis visa iniciar as crianças de pouca idade no jogo de tênis. Utilizando uma superfície de jogo de dimensões reduzidas e uma raquete mais fácil de manipular, os alunos têm a possibilidade de aprender brincando. Durante as atividades também foram colocados em prática os valores olímpicos: a excelência, a amizade e o respeito. “Não se trata apenas de ganhar, mas participar, fazer progressos nas metas pessoais, lutar para ser e fazer o melhor no cotidiano. A amizade é o valor que incentiva a considerar o desporto como um instrumento para a compreensão mútua entre os indivíduos e os povos. Quanto ao respeito, este valor inclui o respeito por si mesmo, pelo corpo, para com os outros, para com as regras e regulamentos, bem como em relação ao desporto e ao meio ambiente”.

O Festival envolveu aproximadamente 30 crianças da Escola Básica, além de pais e familiares que também acompanharam os jogos, apoiando e vibrando com seus filhos. Para o Professor Chita, “o objetivo do evento visou a integração, socialização e a vivência dos alunos em uma condição de competição saudável e harmoniosa, baseada nos valores olímpicos.

O VI Festival Olímpico Pierre de Coubertin 2021 foi desenvolvido em quatro eventos: 1ª Super Copa Fair Play de Futsal Masculino; Olympic Festival of Champions: “Festival dos Campeões de Futsal Masculino”; Festival Olímpico Feminino de Handebol; e o Festival Olímpico Feminino e Masculino de Mini Tênis.