Escola Básica

Escola completa quinze anos de atividades Pierre de Coubertin | | URI Câmpus de Erechim

Escola completa quinze anos de atividades Pierre de Coubertin

29/07/2024 - 165 exibições

A Escola Básica da URI está completando 15 anos de ações educacionais que estão diretamente ligadas aos valores pregados por Pierre de Coubertin, que são o Respeito, a Amizade e a Excelência. Além disso, a Escola conquistou o selo Pierre de Coubertin, que foi entregue oficialmente no dia 11 de novembro de 2013, o primeiro destinado para uma escola em todo país. A distinção foi entregue pelo Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, professor Nelson Schneider Todt, da PUCRS.
O selo, na verdade, foi um reconhecimento nacional pelo  trabalho que já vinha sendo pregado dentro dos princípios de Pierre de Coubertin pelos professores e alunos da Escola e do Curso de Educação Física desde 2009, que acreditaram que a educação olímpica, por meio de seus valores, pode ajudar a melhorar as relações interpessoais como também a reduzir as desigualdades e injustiças sociais.
O Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, ao salientar o trabalho pioneiro desenvolvido pela Escola da URI em todo o país, frisou que a pedagogia olímpica é uma proposta educacional para o país, centralizada no esporte e na arte. Segundo ele, é um desafio constante o de transformar a sociedade por meio dos valores universais pregados pelo francês Pierre de Coubertin, que aceitou, na época, a tarefa de transformar a França através da pedagogia olímpica.
A implantação do Programa de Educação Olímpica na Escola de Educação Básica da URI Erechim foi realizada no dia 23 de junho de 2009, quando é comemorado o Dia Olímpico. Ao longo destes anos, a Escola vem desenvolvendo diversas atividades de Educação Olímpica, que visam à implantação dos valores olímpicos. São ações que aproximam os laços entre o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e a Escola de Educação Básica.
O Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, fundado em 2006, tem como objetivos difundir e divulgar os princípios do olimpismo, de liberdade, união dos povos, fair play e fraternidade; fornecer subsídios a pesquisadores e interessados nas ideias de Pierre de Coubertin relativas à educação, ao esporte moderno e ao movimento olímpico em geral; estimular a participação junto a escolas e projetos sociais esportivos, buscando criar uma ponte com escolas existentes em outros países e divulgar o trabalho e as obras de Coubertin na língua portuguesa, entre outros.

Cabe ressaltar, ainda, as participações da Escola nos "Youth Forum", eventos internacionais coubertinianos, organizados pelo Comitê Internacional Pierre de Coubertin. Nestes eventos, por meio de atividades culturais, artísticas e esportivas, os estudantes da Escola Básica da URI vivenciaram outras possibilidades e difundiram as experiências com outras escolas de vários países.

Além disso, a comunidade escolar continua a vivenciar, através dos festivais e das atividades que a escola proporciona, a esfera da Educação Olímpica, onde os valores olímpicos do Respeito, da Amizade e da Excelência, são praticados pelos estudantes.