Escola Básica

Escola promove viagem de estudos | | URI Câmpus de Erechim

Escola promove viagem de estudos

19/04/2023 - 529 exibições

Estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica da URI Erechim estão participando do Projeto “Investigando Rochas e Minerais”, promovido pelas disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa e Geografia, que realizam um trabalho conjunto com o objetivo de proporcionar aos estudantes atividades lúdicas e divertidas para diferenciarem rochas e minerais da região.

Além de atividades em sala de aula, os alunos também realizaram um passeio de estudos à cidade de Ametista do Sul para conhecer a principal atividade econômica da cidade: a mineração. Na ocasião, visitaram a Igreja São Gabriel, a Pirâmide Esotérica e o Ametista Parque Museu, quando realizaram visitas guiadas às primeiras minas e, também, tiveram a oportunidade de entrar em uma delas que se encontra em atividade, acompanhando como é o trabalho em busca das pedras Ametistas e Ágatas.

Em sala de aula, trabalharam com a confecção de um Diário de Viagem, modelos de representação das camadas do Planeta Terra, observaram diferentes grupos de rochas, entre outras atividades práticas que foram sendo desenvolvidas de acordo com os conteúdos estudados nas disciplinas de Ciências e Geografia.

Para a Professora Xenes Miranda Baldissera, “o interesse em desenvolver este Projeto está entendido como uma escolha de ensinar a temática, por meio de vivências que levam a entender o ambiente em que vivemos e as transformações da paisagem, relacionando o emprego desses materiais no cotidiano no âmbito socioeconômico e ambiental”.