Escola Básica

Escola desenvolve novas formas de aprendizagem | | URI Câmpus de Erechim

Escola desenvolve novas formas de aprendizagem

11/06/2021 - 1096 exibições

Através de atividades e brincadeiras, os alunos das turmas do nível II da Escola de Educação Básica da URI, puseram em prática um projeto de estimulação dos sentidos. A iniciativa, denominada “Eu sinto, eu descubro, eu crio”, foi coordenada pelas professoras Bruna Kátia Samoyedem, Marivete Moretto Cardoso e Saiane Forcelini Pertille.

Para isso, foram disponibilizados vários espaços com diferentes materiais de exploração, onde as crianças puderam manusear, sentir e elaborar diferentes criações, através de diversas atividades e brincadeiras que proporcionaram a estimulação dos sentidos das crianças. Destaque para a criação da caixa dos tesouros; exploração e criação com os elementos da natureza; confecção do jogo do dominó dos gravetos coloridos; histórias; músicas; e registros com a utilização de elementos da natureza.

Segundo as professoras, esse quadro se transformou num mundo de infinitas possibilidades, de investigação, de protagonismo, de vivências e de muitas descobertas. A criança, com isso, é este ser, que se encanta e descobre aprendizagens, pois o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem vivenciadas.

Por isso, explicam elas, oferecer diferentes materiais às crianças é uma maneira de ampliar a sua capacidade de expressão e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das vivências. Reconhecemos a criança, salientam, como um ser em desenvolvimento e a criatividade constitui a base para a construção do conhecimento. Desta forma, com o desenvolvimento desse Projeto, foi possível, oportunizar momentos lúdicos e significativos de aprendizagem e encantamento.