Escola Básica

Crianças da Escola descobrem o Brasil através da arte e cultura | | URI Câmpus de Erechim

Crianças da Escola descobrem o Brasil através da arte e cultura

08/11/2021 - 798 exibições

Através do projeto “Uma Aventura pelo Brasil”, as crianças das turmas do quarto ano da Escola de Educação Básica da URI exploraram o seu universo criativo, com a orientação das professoras Carine da Silva, Gilceli M. Benazzi e Siandra Souza.

A iniciativa abordou questões geográficas, históricas e a diversidade cultural do país, o que tornou a aprendizagem mais significativa e prazerosa, pois as crianças conheceram novas formas de expressão artística, através de um artista plástico referência de cada região. Também puderam conhecer um pouco sobre sua trajetória e suas obras e, posteriormente, fizeram a releitura de uma delas, através de desenho, dobradura, fotografia, recorte, colagem e diversas técnicas de pintura.

Os artistas brasileiros apresentados às crianças foram Paula Plim, da região sul; Eduardo Kobra, da região sudeste; Humberto Espíndola, da região centro-oeste; Romero Brito, da região nordeste; e Rubens Belém, da região norte.

As releituras das obras foram realizadas sobre o traçado de cada região, que após concluídas, juntaram-se como um quebra-cabeça formando o mapa do Brasil.

A curiosidade, o empenho, a reflexão e a dedicação das crianças em suas obras fizeram com que o projeto obtivesse belíssimos resultados que puderam ser contemplados pelas famílias e comunidade escolar por meio de uma linda exposição.