Escola Básica

Festival Olímpico Pierre de Coubertin tem nova etapa | | URI Câmpus de Erechim

Festival Olímpico Pierre de Coubertin tem nova etapa

10/11/2021 - 563 exibições

O Curso de Educação Física Bacharelado da URI realizou, em parceria com a Escola de Educação Básica, na manhã do último sábado, 30 de outubro, no Ginásio Poliesportivo da Universidade, o Futsal – Olympic Festival of Champions (Festival dos Campeões), que fez parte da programação do VI Festival Olímpico Pierre de Coubertin 2021. O evento contou com a participação de quatro turmas do oitavo e nono anos da Escola de Educação Básica (8A, 8B, 9A e 9B).

O Festival dos Campeões fez parte da disciplina de Estágio Profissional de Lazer e Gestão, ministrada pelo professor José Luis Dalla Costa (Nino). A organização esteve sob a responsabilidade dos acadêmicos João Pedro Posser Pereira, Jonatan Felipe Bianchi Racoski e Natanael Felipe Prado da Silva, que criaram, de forma fictícia, a empresa Inovar Eventos Esportivos para realizar o evento.

Na primeira fase, os jogos foram realizados na forma de rodízio simples com duração de dois tempos com 7 minutos cada, onde todos disputaram entre todos e saiu a classificação. Já na segunda fase foram feitos os confrontos entre 1º e 4º colocados e 2º e 3º, a partir da tabela de classificação. E na terceira fase os ganhadores do confronto anterior foram para a final e os perdedores disputaram o 3º e 4º lugares.

O Festival também teve a presença de acadêmicos do Curso de Enfermagem, responsáveis pelos primeiros socorros promovendo segurança, saúde e bem-estar aos atletas. Enquanto isso, acadêmicos de Educação Física auxiliaram na arbitragem, súmula, monitoramento e orientações.

Os campeões do festival foram os alunos da turma 9A, que venceram a final pelo resultado de 3x2; em segundo lugar ficou a turma 9B; em terceiro a equipe 8A; e em quarto lugar a equipe 8B. Para fazer a entrega da premiação aos alunos compareceram os atletas da equipe do Atlântico Futsal: Tiago Trevisan, Ricardo Stankievicz e Erick Pedroski.

O objetivo da iniciativa foi promover a integração, socialização, companheirismo, fair play, espírito esportivo e qualidade de vida através da prática esportiva e, ainda, proporcionar uma vivência dos alunos em uma condição de competição saudável, harmoniosa e baseada nos Valores Olímpicos, que são o respeito, a amizade e a excelência.

O próximo evento previsto do Festival Olímpico Pierre de Coubertin será na modalidade de handebol feminino, programado para sábado, 13, a partir das 8h, a ser desenvolvido também no Ginásio Poliesportivo.